Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
PPGEE - UTFPR - PG

NOTÍCIAS

Minicurso dia 29/5 14h: On Global Nonlinear Dynamics for Engineering Design and System Safety

Palestra dia 15/5 14h: Gaussian Adaptive PID Controller

Palestra dia 8/5 14h: Fundamentals, Challenges and Opportunities of Self-Driving Cars

Palestra dia 8/5 14h45: Artifical Neural Networks

Palestra dia 27/3 14h: Electric Vehicle Battery-Ultracapacitor Energy System Optimization

Palestra dia 20/3 14h: Exploring nonlinear dynamics in 2D parameter space

Resultado preliminar Edital 03/2018 Credenciamento de docente PPGEE

Resultado final Edital 02/2018 Seleção de bolsistas

Candidatos selecionados (final) Edital 33/2017

Inscrições de alunos externos

Calendário acadêmico PPGEE 2018/1

Instruções para matrícula 2018/1

Horário 1º semestre 2018

Novo checklist para entrega da versão final das dissertações

Professores do PPGEE aprovam projetos na Chamada Universal MCTI/CNPq no. 14/2014

ALUNO DO PPGEE APROVADO NO ELAP PROGRAM DO CANADÁ

ALUNO DO PPGEE REALIZA ESTÁGIO DE MESTRADO NO G2ELAB EM GRENOBLE, FRANÇA

Pesquisadores franceses G2ELab e CNRS visitam o PPGEE

Palestra dia 20/3 14h: Exploring nonlinear dynamics in 2D parameter space

(Mar/2018) Dia 20 de março, às 14h00, no auditório do DAELE, será apresentada a palestra "Exploring nonlinear dynamics in 2D parameter space" apresentada pelo prof/pesquisador Silvio Luiz Thomaz de Souza, professor Associado da Universidade Federal de São João del Rei.

SHORT BIOGRAPHY:

Silvio L. T. de Souza possui bacharelado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Doutorado em Física [Tese] pela Universidade de São Paulo (2002) e fez Pós-doutorado no Grupo de Controle de Oscilações, Instituto de Física-USP e no Centre for Applied Dynamics Research, School of Engineering, University of Aberdeen, King's College (Escócia). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na pesquisa em Dinâmica Não-Linear, atuando principalmente nos seguintes temas: Fractais, Oscilações Caótcas e Aplicações da Teoria de Sistemas Dinâmicos nas áreas de biofísica e engenharias.

ABSTRACT:

In recent years, a considerable quantity of work has been done analyzing nonlinear systems in twodimensional parameter space. As a result, noticeable periodic windows, such as resonance tongues and shrimp-shaped structures, have been identified embedded in the chaotic regions for different types of systems, such as nonideal oscillator [1], two-gene system[2], and ecological model [3], just to mention a few. In this talk, we report numerical experiments for MEMS resonators [4], jerk systems [5] and memristors [6] identifying interesting properties for periodic windows in 2D parameter space, like period-adding and Fibonacci-type sequences. In addition, we investigate, for the Duffing oscillator, the evolution of periodic windows, in this 2D scenario as well, considering a couple of control strategies used to suppress chaotic vibrations.

Departamento de Eletrônica - DAELE
UTFPR Campus Ponta Grossa