Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
PPGEE - UTFPR - PG

INSTITUCIONAL

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Câmpus Ponta Grossa foi aprovado em nível de mestrado acadêmico, com conceito 3. A área de concentração será Controle e Processamento de Energia, com as seguintes linhas de pesquisa: Instrumentação e Controle; e Processamento de Energia. Ao todo, o programa terá nove docentes permanentes e outros três colaboradores. A aprovação foi feita pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante a 130ª reunião, realizada entre os dias 24 a 27 de outubro, em Brasília.

O programa tem o papel de fomentar e disseminar o conhecimento científico dentro das linhas de pesquisa e especialidades do corpo docente.

Conta com a infraestrutura:

  • Centro de Pesquisa: laboratório com 100m² dedicado a atividades de pesquisa dos mestrandos e alunos de iniciação científica.
  • Laboratório de Eletrônica de Potência: ambiente dedicado a atividades experimentais de eletrônica de potência.
  • Laboratório de Instrumentação, Controle e Automação: ambiente dedicado a atividades experimentais de instrumentação ótica e eletrônica, sistemas de controle eletrônico e simulação computacional.
  • Laboratório de Energias Renováveis: ambiente dedicado a atividades de pesquisa em fontes de energia renováveis, tais como energia eólica e fotovoltaica.
  • Salas de computadores: ambiente com 20 computadores conectados à internet para atividades da graduação e pós-graduação.

APOIO

Departamento de Eletrônica - DAELE
UTFPR Campus Ponta Grossa
Av. Monteiro Lobato, km 4 - s/n . CEP: 84016-210
Tel: +55 (42) 3235-7042 / 3220-4825 . FAX: +55 (42) 3220-4810
Ponta Grossa - Paraná - Brasil